sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Animais de estimação para criar em apartamento

Poucas coisas na vida são tão prazerosas quanto viver com animais de estimação, sejam elescachorrosgatos ou peixes e pássaros de qualquer espécie, a presença destes seres na nossa casa traz inúmeros benefícios, constituindo-se, muitas vezes, parte da família e trazendo vida para qualquer lar. Mas para quem vive em apartamento, criar um animal de estimação requer alguns cuidados e as escolhas devem ser bem feitas para evitar estresses, tanto para quem vai criar como para o próprio animal.
Animais de estimação para criar em apartamento
Na grande maioria dos casos, o espaço extremamente racionalizado de um apartamento não permite a criação de um animal de grande porte, como um cão dobberman ou pastor-alemão. Mas aí que entra a percepção de quem vai criar para escolher uma raça pequena, sem ter que abrir mão de ter um animal em casa. Além de cachorros pequenos, outros animais menores se adaptam perfeitamente ao ambiente de apartamento. Vai do gosto e da disposição da pessoa em cuidar do bichinho e, se tomadas as devidas providências, cuidar do seu pet de estimação,pode ser uma das partes mais prazerosas da vida.

Apartamentos podem abrigar qualquer animal de pequeno porte

Aqui listaremos alguns animais propícios para serem criados em apartamentos, sem dar dor de cabeça para você ou para a vizinhança. Não custa lembrar que animal de estimação não é brinquedo e nunca devem, jamais, serem descartados, pois é um ser vivo que sente fome, frio, medo e outros sentimentos inerentes à sua condição. Adote aquele que mais lhe convier, trate bem dele e ele retribuirá com muita carinho, diversão e companheirismo.
Animais de estimação para criar em apartamento
Cachorros: as raças menores (chihuahua, pinscher, yorkshire, dentre outras) são as melhores para se ter num apartamento. Cães são os preferidos como pets de estimação porque são espertos, dóceis e interagem com seus donos a maior parte do tempo. Pela falta de espaço no apartamento, podem ficar estressados e latirem em excesso, incomodando a vizinhança. Além disso, para ter uma convivência feliz com seu cachorrinho, ele demanda alguns cuidados extras, como levar para passear e fazer exercício físico, levar no veterinário para tomar banho e ser tosado, dar comida e principalmente, muita atenção e carinho.
Animais de estimação para criar em apartamento
Gatos: as estrelas de inúmeros vídeos no Youtube são animais mais independentes que os cães. Uma caixa de areia e vasilhames para comida e água são suficientes para ele nunca mais arredar o pé de sua casa, mesmo com os passeios noturnos característicos desse animal. Nem por isso ele deixará de presentear seu dono com lambidas nos pés ou aquele ronronar inconfundível, capaz de invocar os mais belos sentimentos de carinho em relação a um animal. Uma ida ao pet shop de vez em quando para dar um banho de verdade (não o de língua), vacinas em dia e pelos curtos (ou tosados, para pessoas alérgicas) são suficientes para ter uma convivência excelente, por muitos anos, com seu bichano.
Animais de estimação para criar em apartamento
Peixes: ter um aquário em casa é a opção mais indicada para alguém que quer relaxar na companhia de animais de estimação. Os custos iniciais são altos, mas depois é só manter o aquário limpo e alimentar seus peixes em intervalos regulares pare se ter, além de belos animais com cores e formas distintas, um belo item de decoração em seu apartamento.
Animais de estimação para criar em apartamento
Hamsters: esses pequenos animais são super fáceis de se adquirir e manter. Como são roedores, precisam ocupar seus dentes o tempo todo e são muito inquietos. Por isso, brinquedos são mais do que necessários em suas gaiolas, especialmente aquelas rodas para que eles gastem energia até se cansarem. Por terem uma aparência fofinha, quase de bicho de pelúcia, as crianças ficam apaixondas por eles, mas é bom ter cuidado para evitar os abraços a la Felicia, que podem fatais para os pequenos corpos desses pets.
Animais de estimação para criar em apartamento
Pássaros: desde que seja uma espécie autorizada pelo IBAMA para criação em cativeiro, ter um pássaro no apartamento é muito vantajoso. Ocupam pouco espaço, fazem a pouca sujeira na gaiola (geralmente muito fácil de limpar) e ainda alegram o ambiente com sua cantoria, fazendo você se sentir num sítio. Além disso, ter um pássaro em casa é certeza de sucesso com a criançada.

Gatos, cachorros ou hamsters: carinho é essencial

Com essas opções, ter um animal de estimação no apartamento deixa de ser aquele bicho de sete cabeças (ops!). Ainda tem aqueles mais radicais que preferem criar bichos exóticos, mas não menos divertidos, aos olhos de quem cria, tais como:
  • Lagartos
  • Aranhas
  • Furões
  • Coelhos
  • Chinchilas
Não importa qual espécie de animal você vai criar em seu apartamento: cuidando e tendo uma relação de afeto com ele, a felicidade será uma via de mão dupla.


Nenhum comentário:

Postar um comentário